11.20.2008

A música, a novela e a barba

Música no Brasil é uma parada escrota. Se toca na novela, faz sucesso. Se não toca mas começa a fazer sucesso, já vai pra novela. No mesmo ano tá no Criança Esperança fazendo playback e no ano seguinte já tá esquecido. As grandes bandas nacionais de cinco anos atrás estão vivendo de show em bar na praia. Quando não, se esforçam pra serem lembrados aparecendo três vezes por ano no Faustão. RPM OI.

Poucas coisas alternativas são legais, das duas uma: Ou copiam demais o que faz sucesso lá fora, ou sempre querem inventar de misturar rock com samba e "um tiquinho assim de carimbó". Banda pra tocar no Jornal Hoje e fazer covers horriveis no Som Brasil, pra Globo mostrar que mantém a cultura nacional viva. Tudo merda.

Acho que o caso mais bem sucedido de música "alternativa" são os Los Hermanos. Todos os cds, dvds comprados, todos os shows esgotados e todas as letras colocadas em orkuts incansavelmente fizeram a vida deles. Não monetariamente, mas neguinho agora tá comendo Mallu Magalhães enquanto outro tá com banda com cara dos Strokes. Pelo menos tá todo mundo livre do barquinho e da morena. Ou não...